Você tem saúde?
- Aline Pinto dos Santos
- 22 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Nem sempre o fato de você não ter uma doença física ativa significa que você tem saúde!

Ser saudável é unir de forma equilibrada uma série de fatores que se sobrepõem em camadas para formar um todo.
De acordo com a Organização Mundial da saúde (OMS), a saúde é definida como: “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Essa definição é de 1947, ou seja, 77 anos atrás já se considerava que para caracterizar um ser humano saudável não somente sua saúde física deveria ser levada em consideração.
É preciso enxergar o indivíduo de maneira holística (do grego “holo” que significa completo, inteiro), por isso vemos crescer o número de profissionais que trabalham com saúde integrativa, que é justamente isso, enxergar o indivíduo como um todo e não apenas fragmentos dele.
Por muito tempo a medicina tradicional dividiu seu “paciente” (ou seria cliente?) em partes e acabou esquecendo de olhar além do problema físico daqueles que os procuram. Dentro da farmácia, muitas vezes percebemos como os problemas emocionais e mentais levam as pessoas a terem doenças físicas. Posso te dar um exemplo simples, mas real: você está naquele dia cansativo, cheio de compromissos e prazos, a cobrança está grande e bum! Vem aquela dor de cabeça, ataca a crise de enxaqueca, ou a gastrite. As dores são queixas frequentes no balcão das drogarias, e muitas vezes as pessoas só remediam suas dores com medicamentos sem tentar entender a raiz do problema, por que engolir um comprimido é mais fácil do que fazer uma análise de você mesmo.
Hoje vemos com mais clareza que ter saúde passa por aspectos mentais, emocionais, espirituais, ambientais, sociais, entre tantos outros que poderiam ser citados. Se não fosse essa soma de fatores você conseguiria me explicar o motivo de pessoas que moravam juntas em época de pandemia não ficarem doentes juntas? Vimos inúmeros casos de lares onde moravam 2 ou mais pessoas e algumas vezes somente uma desenvolvia a doença enquanto as demais permaneciam saudáveis, e isso ocorre com muitas outras doenças ditas infecciosas, ou mesmo em doenças consideradas genéticas, onde nem todas as pessoas de uma mesma família desenvolvem um transtorno ou doença hereditária.
Somos seres complexos formados de pequenos pedaços que unidos formam um todo, e o equilíbrio saudável dessa integralidade define a sua saúde! Como disse Hipócrates, o pai da medicina, “Antes de curar alguém, pergunta-lhe se está disposto a desistir das coisas que o fizeram adoecer”. Então se você estiver disposto a entender aquilo que te adoece, abandonar ou mudar essa situação, aí sim você estará pronto para a cura e estará caminhando rumo à uma saúde plena.
Grata pela oportunidade Eliz!!